Dec 28, 2015 | News

A implementação do PNIA em Cabo Verde vai ser um “sucesso” - José Maria Veiga

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e dos Recursos Marinhos (MADRRM), José Maria Veiga, garantiu hoje, na Cidade da Praia, que o Programa Nacional de Investimento na Agricultura (PNIA) vai ser sucesso, porque o arquipélago possui um "ambiente propicio".

José Maria Veiga, que falava na cerimónia de abertura do encontro para a validação do PNIA de Cabo Verde, referia-se aos trabalhos de preparação em curso nos diversos sectores e serviços, nomeadamente, na área agrícola, ambiental, pesca e pecuária.

"Para o combate à pobreza, o sector agrícola aparece como uma área fundamental. Aliás, estudos elaborados na preparação do plano de investimentos agrícola concluiu que para reduzir a pobreza em 1 por cento, a agricultura entraria com 3/4, seguido da pecuária, e das pescas", destacou o governante.

José Maria Veiga, frisou no entanto, que a validação do PNIA é o culminar de um exercício ambicioso, do NEPAD, no quadro do desenvolvimento da agricultura em África.

O plano, avaliado em 96 milhões de dólares por um período de cinco anos, segundo o ministro, conta com o engajamento do Governo nos seus orçamentos anuais, em pelo menos 10 por cento da quantia total.

Conforme o ministro, Cabo Verde, após a declaração de Maputo em 2003, elaborou todos os instrumentos orientados pela NEPAD no sector agrícola, a começar pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola, os Planos Regionais de Desenvolvimento Agrícola, e agora o PNIA.

"Graças a esses instrumentos, as políticas levadas a cabo pelo Governo no sector têm sido muito coerentes, eficaz, com grandes resultados e com imensas perspectivas e grandes oportunidades", lembrou, garantindo que o esforço visa a modernização e a transformação do sector agrícola e pesqueiro.

Segundo José Maria Veiga, o grande desafio de todos estes projectos é a integração dos agricultores, criadores de gado e pescadores na cadeia de mercados do país que alimenta cerca de 350 mil turistas, na actualidade e que, em pouco tempo, atingirá um milhão.

Face a esta problemática, José Maria Veiga questiona no seu discurso se o PNIA vai permitir que o país organize técnica e financeiramente para preencher este espaço, e se o plano irá possibilitar que o arquipélago atinja um nível de crescimento desejado para que o nível de emprego seja cada vez mais elevado.

Contudo, deixou ficar bem claro que o Governo acredita que os sectores da agricultura e pescas podem impulsionar o crescimento económico do país, razão por que tem vindo a apostar forte na mobilização de água sejam por valorização das bacias hidrográficas; construção de barragens; instalação de dessanilizadores, e na massificação e divulgação de novas tecnologias de irrigação.

Conforme frisou, todo esse esforço visa aumentar a produção através da expansão da área irrigada, aumentar a produtividade, reconverter a agricultura de sequeiro e incentivar o agro-negócios ao longo da cadeia produtiva.

Para Komla Bissi, representante do NEPAD que participou neste encontro em que participam alguns países da CEDEAO e diversas instituições do país, Cabo Verde tem seguido as orientações da organização, o que fará com que o PNIA só resulta em "sucesso".

"Uma das características que fazem da NEPAD uma estratégia para o desenvolvimento único, é o facto de ser detida e impulsionada pela África, e de os chefes de Estado considerarem pessoalmente e se empenharem em conjunto relativamente às suas estratégias e prioridades, no sentido de atingirem as metas estipuladas", frisou, aquele responsável.

O encontro inaugurado hoje na Cidade da Praia para a apresentação e validação do PNIA de Cabo Verde, visa também sensibilizar os parceiros técnicos e financeiros para a necessidade de mobilização de recursos adicionais para a implementação do plano.

Source: PC Inforpress/Fim 

Click here to watch a video on Cape Verde's CAADP High-level Business Meeting